Bilioquê???

10/23/2016 05:03:00 PM

O que é biblioteconomia e o que faz um bibliotecário?


Primeiramente, fora T_m_r. Segundamente, vou falar um pouco sobre a minha faculdade e como é minha futura profissão. Curso biblioteconomia e gestão de unidades de informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente é uma área que apesar de pouca procura tem a grande possibilidade de crescer no futuro. Mas pera... crescer no futuro? Como? Se hoje em dia tudo se pesquisa no Google (meu próprio corretor deu esse nome como sugestão automaticamente) e quase não se usa mais biblioteca?
Não é bem do jeito que você pensa. A biblioteconomia está relacionada não apenas à biblioteca! Um bibliotecário tem várias funções. Ele analisa, cataloga, organiza, descreve, e fornece informações aos usuários. Digamos que ele é o próprio Google-humano, só que mais capacitado. Quando a gente joga uma palavra e pesquisa sobre ela, vem milhares de outras coisas que não tem nada a ver, porém que são semelhantes ou tem ligação indiretamente com o que você procura. O Google, ao contrario do que muita gente pensa, é apenas um site de busca, e ele não é programado para ser exato na pesquisa, sabe porque? Porque ele não é uma base de dados que tem como função principal atender todas as dúvidas especificamente. É para isso que existem além das bases corretas, quem sabe mexer nelas para informar seu usuário: o bibliotecário (profissional da informação). E nós odiamos quando falam que o Google faz tudo, porque ele não faz, mesmo.
Visita à exposição do Castelo Ra-Tim-Bum

Um bibliotecário além de suprir a necessidade de informação de usuários de uma biblioteca também pode trabalhar em diversos lugares. Pode ser centro de documentação, radio, TV, museu, escritório jurídico, ONGs, editora, centro cultural, empresa, além do privilégio de fazer concurso público pois alguns órgãos abrem vaga para a área. Tem muitos outros lugares que um bibliotecário pode trabalhar, e não está limitado a apenas biblioteca como 95% das pessoas (que conhecem ou já ouviram falar da profissão) acham. O problema é que as pessoas estão sempre procurando cursos famosos para fazer, como medicina, engenharia ou direito, e infelizmente desconhecem essa linda área, que é da biblioteconomia. Um ótimo exemplo é a nota de corte do SISU para o curso, que é uma das mais baixas pela pouca procura. E muitas vezes é porque muita gente não conhece a profissão, tampouco alguém da área. Infelizmente no Brasil não há incentivo a cultura da biblioteca, o que faz com que muitos fiquem por fora e ficam curiosos quando alguém diz que faz biblioteconomia. "Biblioquê??" Com certeza todo mundo já ouviu alguém perguntar isso. É tão clichê quanto os enfermeiros e biomédicos já estão cansados de ouvir "não passou em medicina?".



A parte de 'gestão de unidades de informação' fica responsável pela gerenciamento e administração de uma organização. Sim, isso mesmo que você leu. Também estudo administração nesse curso. Na minha grade de matérias obrigatórias tenho história do registro da informação, representação descritiva (I, II, III..), mediação de leitura, tecnologia da informação e comunicação, introdução à administração, comunicação na realidade brasileira, língua portuguesa, inglês instrumental, introdução à economia, biblioteca informação e sociedade, serviços de referência, indexação e resumo, contabilidade, recursos humanos, teoria das organizações, recursos informacionais (I, II), administração em unidades de informação, sociologia, representação temática (I, II), espanhol instrumental, português instrumental. processo decisório, automação em unidades de informação, administração de unidades de informação II, planejamento de unidades de informação, análise da informação, normalização da documentação, marketing em unidades informação, gestão da informação e do conhecimento, metodologia da pesquisa, finanças em unidades de Informação, formação e desenvolvimento de coleções, competência em informação, sistema de recuperação da informação, arquitetura da informação, planejam e gestão de projetos, filosofia da administração, comunicação científica, ética da administração, análise e modelagem de processos, psicologia das organizações, e história da Tecnologia. O estagio obrigatório é no quarto e quinto períodos. O curso tem duração de quatro anos (oito períodos) e na minha faculdade é integral. Aqui nesse link tem o programa de disciplinas do meu curso. No Rio de Janeiro apenas tem em instituição de ensino superior pública, e em outros estados tem em públicas e particulares.


Claramente eu sendo bibliotecária 

No exterior não existe faculdade de biblioteconomia. Lá você faz um curso qualquer e se especializa na área de ciência da informação (mestrado), porém a realidade é que a cultura e hábito de procurar e cultivar uma biblioteca são coisas de apenas outros países. Fica a dica para quem está na faculdade ou quer fazer biblioteconomia. Divulguem! Lutem pelo curso! Só nós que somos da área sabemos o quanto os brasileiros precisam não apenas de ter essa cultura da leitura, como também de preservar o espaço que abriga tantas obras incríveis e capazes de mudar o pensamento de muitos.



You Might Also Like

0 comentários

POSTS RECENTES