Conhecendo o AquaRio: o maior aquário marinho da América Latina

11/02/2016 09:47:00 PM



Novembro chegou! E a ansiedade de conhecer o AquaRio está com os dias contados. Finalmente chegou o mês que muitos estão esperando! Mas como ainda é surpresa pra quase todo mundo o que tem lá dentro, vim aqui para contar minha incrível experiência de ter conhecido o maior aquário marinho da América Latina antes da inauguração. Fui convidada a conhecer o espaço e fazer uma visita guiada com biólogos. Eu fui no dia 01 de outubro, e o aquário começará a funcionar ao público a partir do dia 09 de novembro.









 O AquaRio é de iniciativa 100% privada, e compõe um moderno e multifuncional centro de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura.
Com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água, o AquaRio além de ser o maior da América do Sul, terá 8 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição até o fim do ano de 2017. Muitas pessoas não gostaram dessa ideia e já criticaram antes mesmo de conhecer o projeto e a finalidade desse aquário. Muitos não sabem que esses animais foram resgatados de situações terríveis, além de muitos estarem em extinção.







 Ele fica na Praça Muhammad Ali - Via Binário do porto, 194 - Gambôa, na zona portuária (conhecida hoje como Porto Maravilha) e próximo ao Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã, bem ali onde é o Boulevard Olímpico (saudade olimpíadas, saudade). O horário de funcionamento será de 9h às 18h.







São cinco andares e 28 tanques com painéis de acrílico transparente, com 4,5 milhões de litros de água, que devem abrigar 8 mil animais de 350 espécies. Atualmente tem peixes da costa brasileira, do Caribe e do Indo-Pacífico, como tubarões, arraias, moreias, cavalos-marinhos, caranguejo, ouriço, entre outras espécies. Assim que você entra logo vê um esqueleto de uma baleia que está presa no teto, ao lado da bilheteria - curiosidade: a maior baleia do mundo tem o coração no tamanho de um ônibus 😱 - e para acessar o aquário você tem duas opções: pode ir pela rampa ou de elevador. Os primeiros aquários que você vê são de tamanho médio e cada um tem espécies e cores diferentes. Andando por esse corredor você se depara com uma passagem, que para passar para o outro lado tem que se abaixar. É aí que está a parte legal! Nessa passagem tem um aquário pequeno em formato circular e com iluminação colorida e que pisca <3 Não tem como você não parar ali pra filmar ou tirar foto. Ao passar por ele você caminha por mais um corredor com outros aquários médios que te levam até o momento mais esperado da visita: o aquário principal. A sua vista é um aquário gigante que parece ter a cor azul e ao olhar pra baixo você vê um tubo que ilude ao pensar "como vou entrar ali??" mas que ao descer, você tem uma visão incrível e fica maravilhada com tudo aquilo...
Além da sensação fantástica de entrar dentro de um tubo transparente gigante (você se sente um peixe no fundo do mar) e ver todas as espécies marinhas de pertinho, o aquário oferece atividades muito legais, como dormir com os peixes, que será possível de 20:30h a 7:30h do dia seguinte; o mergulho com tubarões que ficará aberto ao público a partir do ano que vem; e o aquário virtual, que possibilita à pessoa criar seu próprio peixe virtual que o acompanhará pelos corredores do aquário.







Lá também terá um restaurante e uma lojinha com produtos oficiais do AquaRio, assim todos poderão levar para casa uma lembrança de lá (dei uma espiadinha e vi modelos de bichos de pelúcia em formato de peixes, tubarões, e pares de chinelos lindíssimos com várias estampas incríveis - quero um que tem uma estrela do mar - que valem super a pena comprar, e guardar de recordação esse passeio tão especial 🐟





Os ingressos começaram a ser vendidos em outubro, e são dois tipos: o Passaporte Anual, que garante visitas ilimitadas durante um ano, além de muitas outras vantagens como acesso exclusivo, visitação antecipada em meia hora antes da abertura ao público, prioridade na reserva de atividades extras no espaço e 10% de desconto em alimentos e bebidas, nas compras na loja e no estacionamento (maravilhoso não?), e o Passaporte Individual que custa 180 reais. Este dá acesso a um adulto e a possibilidade de inclusão de três dependentes desde que sejam menores de idade, a um custo adicional de 60 reais cada. Para as famílias, há a opção do Passaporte Familiar que custa 360 reais e é válido para até sete pessoas (dois adultos e duas crianças) e mais três dependentes menores de idade adicionais (60 reais cada). Os ingressos avulsos custarão reais 80 inteira, 60 reais para cariocas e fluminenses e 40 reais a meia-entrada (estudantes, idosos e pessoas com deficiência). Para mais informações acesse site o oficial.













You Might Also Like

0 comentários

POSTS RECENTES