Os melhores filmes e o que aprendemos com eles - Parte I

11/20/2016 11:29:00 PM


Diário De Uma Paixão
tumblr_lov0gletri1qbwxizo1_r1_500
Num asilo, um homem se encontra com uma mulher que tem mal de alzhaimer todos os dias para contar a história de amor de um casal escrita num diário.
Allie e Noah são jovens que se conhecem quando ela vai passar um verão em Nova Berna, cidade onde Noah mora. Os dois se apaixonam e vivem o verão mais mágico de toda a vida deles. Um amor juvenil, cheio de paixão e descobertas. A família de Allie é rica, ao contrário de Noah, o que desagrada a mãe de Allie. Ela se encontra então, escondida com Noah até o término do verão. Os dois acabam se distanciando por Allie ter que partir, mas Noah promete escrever para ela todos os dias. Porém, nenhuma das cartas dele chegava à ela, o que o fazia pensar que ela não tinha mais interesse nele. Cada um segue sua vida, e Noah mora com uma mulher enquanto Allie fica noiva de outro homem. Três semanas antes de seu casamento, Allie procura Noah após vê-lo numa reportagem na TV, o que fará com que as coisas venham a tona, resgatando o amor deles após serem impedidos pela mãe de Allie. Os dois então finalmente vivem o amor interrompido pelo passado, resultando num final feliz. A grande surpresa dessa história é que a senhora que a ouvia ser contada percebe após se lembrar por instantes de seu passado que ela é Allie e o homem que dedica uma parte de seu tempo todos os dias contando cada capítulo é Noah. Um dos meus filmes favoritos do Nicholas Sparks!
Lição: O amor de Noah e Allie ultrapassa a força do tempo e dos obstáculos que surgiram. Aqui se pode tirar um belo exemplo de todos os sentimentos que esse filme consegue reunir: carinho, dedicação, cuidados, persistência, companheirismo e amor. Desses que a gente jura de pé junto que se existe alma gêmea, com certeza deve ser Noah e Allie.
10 Coisas Que Eu Odeio Em Você
4
Bianca é uma estudante descolada, que adora festas e quer namorar. Já sua irmã Kat é o oposto: não gosta muito de interagir com outras pessoas e está se esforçando para entrar em uma boa faculdade e ser independente. O pai das meninas é um viúvo muito severo e sendo contra Bianca começar a namorar, impõe uma regra: A irmã mais nova só poderá namorar quando a mais velha namorar primeiro. Cameron, um garoto novo na escola se apaixona por Bianca e está tentando conquistá-la dando à ela aulas de francês. Porém ele descobre a regra imposta pela pai da menina e arruma um plano: contratar um rapaz que aparentemente faça o tipo da irmã mais velha de Bianca para finalmente sair com ela. E então ele consegue Patrick Verona, que tem uma aparência bem invocada e é bem grosseiro. Mas para conquistar o coração de Kat, Patrick se esforça muito e tenta agradá-la de todas as formas. O que acaba despertando seu lado carinhoso e cuidadoso e não o valentão que todos achavam. Em meio a outras descobertas, Kat também mostra para Patrick que, mesmo sendo uma garota decidida, é capaz se apaixonar. E apesar de descobrir que tudo não passava de um plano e o rapaz foi "comprado", os dois se apaixonam de verdade e se rendem ao que sentem um pelo outro. 
Lição: Quem nunca amou esse filme desde que assistiu pela primeira vez há décadas? Impossível né? É uma comédia romântica jovem apaixonante e gostosa de ver. Nele mostra que mesmo as pessoas consideradas "sem sentimentos" provam que o amor consegue mudar qualquer um. 
 Edward Mãos De Tesoura
tumblr_mvnz7dpevs1rnqn8lo1_500
Era um inverno rigoroso nos Estados Unidos, onde uma velhinha conversa com sua neta dentro de um quarto. A neta pergunta a sua vó por que neva no inverno e de onde vem a neve, levando a avó a recordar lembranças da época em que conheceu Edward.
Peg é uma revendedora de cosméticos que anda de casa em casa tentando vender. Insatisfeita ela decide se arriscar ao visitar um castelo abandonado em cima de uma colina. Lá ela se depara com um sujeito pálido, magro e sombrio, com a pele cheia de cicatrizes, uma roupa justa de couro preto e mãos de grandes e afiadas tesouras. Apesar da primeira impressão estranha ela logo se encanta com a doçura de Edward, e descobre que ele foi criado pelo dono do castelo, um inventor que morreu antes mesmo de ver sua criatura pronta, por isso as mãos são de tesoura. Tocada pela história, ela o leva para sua casa, despertando curiosidade em todos, e também vivendo situações hilárias. Kim, a filha de Peg volta para casa sem avisar, levando um susto com o novo hóspede, que se apaixona por ela. Apesar das situações embaraçosas que Edward vivencia, e da cilada armada pelo namorado de Kim que acabou prejudicando-o, ele enfrenta tudo ao lado de sua amada, que também passa a se apaixonar por ele. Jim (namorado de Kim) percebendo tudo, parte para cima de Edward, que em uma luta acaba sendo morto pelo próprio rival.
Kim se despede de Edward e conta a todos que ele e Jim morreram dentro da velha casa, vítimas de um desmoronamento do teto. Desde então Edward nunca mais foi visto.
Lição: o que tiro deste filme é a tocante forma que o autor Tim Burton, consegue descrever um personagem que apesar de rejeitado pela sua aparência, consegue nos encantar pela sua sensibilidade e carisma. Edward vai muito além de uma simples invenção mal acabada, ele consegue nos transmitir como consegue ser belo por dentro e por que não, por fora?.
Meu Primeiro Amor
rtumblr_lgmkqvb6oe1qbyk3yo1_500_large
Vada é uma menina de 11 anos que mora com o pai e sua avó que tem alzhaimer. Sua mãe morreu dois dias depois do seu nascimento, e seu pai oferecia serviços funerários na própria casa, e por conta disso Vada era obcecada pela morte. Ela também era apaixonada por seu professor de inglês e no verão faz parte de uma classe de poesia para tentar impressioná-lo. Tem um único melhor amigo, Thomas J, um menino alérgico a tudo e que lhe ensina noções filosóficas sobre a vida. Vada e T.J. são inseparáveis. Estudam, se divertem, passam os dias e horas, as incertezas, descobertas e desgostos da infância juntos, e em uma dessas fases ocorre o primeiro beijo. Porém uma tragédia acontece e Vada perde seu melhor amigo por conta do incidente das picadas de abelha (confesso que nunca superei essa morte). Aaaahh o amor de infância... Quem nunca se derreteu por aquela mini pessoa que fazia a gente escrever cartinhas anônimas com desenhos de corações e cantarolar músicas românticas que achávamos ser nossa música tema? Era tão gostoso isso.
Lição:  Este filme retrata o amor ingênuo e gostoso da infância, do amigo querido que viveu, marcou e jamais sairá da sua história. Apesar da tragédia ter acontecido com Vada sendo tão nova, ela consegue superar tudo e seguir em frente, mas sem esquecer de seu primeiro amor.
As Vantagens De Ser Invisível
tumblr_mjd7vpzoqv1qbwxizo1_500
Em As Vantagens de Ser Invisível conhecemos Charlie, um adolescente de que está prestes a completar 16 anos e está começando a vivenciar a maturidade, mas com muitos desafios para enfrentar: o recente suicídio de seu único e melhor amigo, a rejeição na escola, seu primeiro amor e suas próprias questões existenciais. Entre tudo isso, ele precisa descobrir quem ele é e a que lugar pertence. Tudo parecia um pesadelo, até que numa arquibancada de um jogo ele conhece Sam e Patrick, dois irmãos que, como típicos adolescentes são populares e descolados, e acreditam que a vida tem que ser aproveitada ao máximo. em aproveitar a vida. Charlie aprende sobre amizade, sobre como enfrentar situações totalmente novas, e como conviver com pessoas que são completamente diferentes dele. Também vem à tona a questão misteriosa de sua tia e sua relação com ela. Sam e Patrick se tornam seus melhores amigos e fazem Charlie mudar, começando a se abrir à novos horizontes e viver a vida da forma mais inesquecível. Além dele descobrir o amor com Sam, que também tem suas crises existenciais e se questiona sobre o quão difícil é o amor.
Lição: Charlie embarca em um processo de mudança e aprendizado incrível, nos levando juntamente com ele, fazendo a gente se lembrar da nossa adolescência e de como certas coisas que pareciam importantes não deveriam ter sido levados com tanta relevância. Que enquanto jovens devemos aproveitar essa fase maravilhosa sem culpa ou pensar no futuro. A cena mais marcante pra mim é quando Charlie e Sam estão no quarto e ela conta para ele que gosta de um homem mais velho e de como a relação deles era complicada. Ela também relata que se envolveu com um amigo de seu pai quando tinha apenas 11 anos, e se pergunta porque o amor tem que ser tão difícil, e então Charlie diz a frase que todos deveríamos aprender com ela "nós aceitamos o amor que achamos merecer". Só então Sam se dá conta de que ela não deveria estar com seu atual namorado e com o tempo percebe quem realmente merecia seu amor e seu coração. Charlie nos ensina que devemos viver o presente, nos fazendo sentir infinitos.
PS: Eu Te Amo
tumblr_n0jjwdirqn1s06cuco1_500
Holly e Gerry se conheceram por acaso quando ela estava visitando um local onde ele morava. Após uma conversa logo perceberam que se sentiam atraídos um pelo outro. E cada vez mais Gerry conquistava o coração de Holly com seu jeito amável e divertido. Ele era o homem ideal. Os dois casaram e apesar das brigas que tinham às vezes tinham um amor incondicional um pelo outro, capaz de superar qualquer desavença. Infelizmente após uma dor de cabeça Gerry é diagnosticado com um tumor cerebral, é ai que a vida dos dois desaba.
Após a morte de seu amor, Holly fica totalmente sem forças e vontade de viver. Para sua surpresa um dia é avisada de que chegou uma caixa para ela na casa de sua mãe, era "a lista" a qual Gerry uma vez brincou dizendo que ia deixar caso morresse primeiro, e foi o que aconteceu. Nela tinham dez envelopes que deveriam ser abertos um de cada vez. Nas cartas haviam instruções que seu marido deixou para ela seguir em frente e aprender a viver sem ele. Ele sabia que seria difícil para ela e sabia que tinha que confortá-la de alguma maneira, pois queria que ela seguisse em frente.
Holly segue cada instrução e aos poucos vai retomando sua vida, se reaproxima de sua família, volta a se aventurar com suas amigas Sharon e Denise, passa por alguns apuros, algumas loucuras e muitas emoções. Conforme seguia as instruções deixadas por Gerry as coisas vão se encaixando, mas Holly insegura, teme o dia que não tiver mais cartas para ler. Mas então em sua última carta Gerry prova para ela que mesmo sem ele estar fisicamente presente, ele estará em seu coração, e ela está preparada para continuar sua vida e viver todas as surpresas que ela nos oferece.
Lição: Gerry é a peça chave dessa história. Ele consegue reerguer sua mulher da profunda tristeza que sentiu após sua partida e mostra que o amor é capaz de curar até mesmo os corações mais feridos. Ela conseguiu ver que a vida tem que continuar mesmo que aconteça algo inesperadamente triste. Afinal, seria isso que Gerry gostaria que ela fizesse: seguisse em frente e fosse feliz. Como por exemplo, quando ela se arrisca desenhando e criando sapatos para vender. Se ela não insistisse jamais iria saber o sucesso que seria sua coleção. É um grande exemplo de superação e retomada da vida. Quanto à Gerry, ela sabia que mesmo sem sua presença ela jamais estava só, afinal "existem amores que duram mais que uma vida".
De Repente 30
tumblr_ncydtokjwn1r9dl99o1_500
Jenna Rink é uma adolescente descontente com quase tudo em sua vida: sua impopularidade, o corpo mal desenvolvido, e o menino bonito da escola que nem liga para ela. A única pessoa com quem ela pode contar é seu vizinho e amigo Matt. No dia da sua festa de aniversário de 13 anos ela é enganada pela suposta amiga que leva algumas pessoas do colégio para dentro de sua casa e prende Jenna no guarda-roupa de olhos vendidos fazendo-a acreditar que seu crush irá aparecer para beijá-la. Vendo que foi feita de boba e se sentindo a pior pessoa do mundo ela faz um desejo: quer ter 30 anos achando ser a solução dos seus atuais problemas. Ela então acorda em um apartamento diferente, em um corpo diferente.
Jenna teve seu desejo realizado, e percebe que aos trinta conseguiu tudo o que queria e se tornou uma mulher muito bonita e bem sucedida. Apesar da mudança é muito divertido ver Jenna com o corpo de trinta anos e a cabeça da garota de treze, inocente e ingênua. O que ela não esperava era que sua ambição a tivesse levado tão longe, e a tivesse transformado em uma pessoa completamente diferente. Ela vê que as pessoas mais importantes para ela são as que a própria conseguiu afastar e então se dá conta no que se transformou com o tempo. Ela então corre atrás do tempo perdido e corrige os erros do seu futuro. Quando conserta os erros que por pouco não conseguiria volta ao passado e aprende uma grande lição.
Lição: Jenna percebe que o mais importante na vida não é ser popular, ter muitos amigos e o cara mais gato da escola aos seus pés, e sim o amor daqueles que realmente se importam com ela e valem a pena serem levados por toda vida. Que ambição ao extremo pode nos levar a nos tornar pessoas horríveis e insensíveis, incapazes de perceber do que realmente precisamos para sermos felizes. Matt mais velho sendo o cara que foi abandonado pela sua melhor amiga, mas ainda assim está disposto a ajudá-la quando ela decide melhorar seu caráter também é um belo exemplo de que o amor consegue ultrapassar qualquer barreira, mesmo as que parecem não poder serem vencidas. É meu filme favorito!
Cartas Para Julieta
cac92be39bb7e5ff15da05be4b9f9abf
Sophie é uma jovem jornalista que trabalha como checadora na redação da uma revista  e busca uma oportunidade para mostrar seu talento como repórter. Ela e seu noivo Victor, um cheff, viajam para Verona para a Lua de Mel. Uma vez na Itália, a jovem americana encontra as Secretárias de Julieta, senhoras que respondem as cartas de mulheres apaixonadas. Abre-se, então, um mundo estremamente romântico, onde o amor sempre volta, mesmo que tenha se passado mais de 50 anos. Ela e seu noivo vão para uma lua de mel antecipada, em Verona, uma cidade cercada de romantismo. Porém sua viagem romântica não acontece do jeito que esperava, pois Victor só está interessado nos fornecedores de seu futuro restaurante.
Sophie então, resolve passear pela cidade, quando encontra a “casa da Julieta” um local onde mulheres de todo o mundo escrevem para Julieta, pedindo conselhos. E descobre um grupo de mulheres que respondem a essas cartas. Logo ela se junta ao grupo e encontra uma carta que está lá a pelo menos 50 anos. Ela responde, sem imaginar que a tal mulher receberá a carta, mas para sua surpresa, a remetente Claire, ouve o conselho e volta à Verona para procura Lorenzo, por quem se apaixonou na juventude. Porém, existem muitos italianos com esse nome, e Sophie se junta a ela para procurá-lo. Contra isso tudo está seu neto, Charlie, que reprova a atitude da avó, mas por medo que ela saia magoada. Vai e vem da história Claire reencontra Lorenzo. Mas um novo amor surge, e  Sophie pensa no conselho que deu a Claire.
Lição: Quando você pensa que já encontrou o amor da sua vida e que é impossível sua história mudar completamente, você se surpreende! No filme, Sophie está noiva e prestes a se casar quando seu relacionamento começa a dar errado e ela se questiona sobre seu futuro ao lado de Victor. Se tem algo que consegue ser mais forte do que tudo é o destino! Verona: a cidade do romantismo foi o local escolhido para mudar o final de Sophie. Paralelamente, Claire reencontra seu inesquecível amor guardado nas cartas, Lorenzo, que após a ajuda de Sophie  (e do destino para uni-los outra vez), finalmente estão livres para viver o que antes era impossível: uma linda história de amor.
~ Pausa para minha cena favorita:
Charlie: Escute-me. Está bem? Com muita atenção. Eu moro em Londres, uma linda, vibrante, histórica cidade, onde por acaso, eu amo morar. Você mora em Nova Iorque, que é mais que superestimada.
Sophie: Como é?
Charlie: Caladinha! Mas como o Atlântico é largo demais para se atravessar todo dia, nadando, de barco ou de avião sugiro que tiremos na moeda.
Sophie: O que está dizendo?
Charlie: E se estes termos não forem aceitáveis, deixar Londres será um prazer, desde que você esteja me esperando do outro lado.
Sophie: É?
Charlie: Porque a verdade, Sophie, é que estou loucamente, profundamente, verdadeiramente e intensamente apaixonado por você. 
Sophie: Está?
Charlie: Estou.
Sophie: Não vai me beijar?
Charlie: Vou.
(Charlie cai da árvore)
Sophie: Charlie!!! Você está bem?
Charlie: Sim.
Sophie: Pode se mover?
Charlie: Só os meus lábios. ~
💕

You Might Also Like

0 comentários

POSTS RECENTES