Os melhores filmes e o que aprendemos com eles - Parte II

11/24/2016 05:55:00 AM



Uma Linda Mulher
tumblr_ndvgn3sfeb1qbwxizo1_500
Edward é um bilionário solitário que vive para o trabalho. Ele parece incapaz de aproveitar a vida, já que seus últimos relacionamentos não deram certo por conta de sua dedicação somente aos negócios de sua empresa. Mas quando sua namorada termina o namoro, dizendo que fala mais com a secretária do que com ele, decide finalmente dar um tempo de tudo. Partindo com um carro que ele não sabe dirigir, acaba se perdendo na cidade de Beverly Hills e conhece por acaso Vivian, uma linda mulher e prostituta. Cansado de relacionamentos que parecem ter fim certo, Edward se vê com uma ideia ousada: pagar para que Vivian lhe faça companhia enquanto está na cidade. O que nenhum dos dois esperavam era que esse "contrato" renderia na melhor fase para os dois. Vivian, no começo vê somente uma forma de ganhar dinheiro. Edward começa a perceber a ousadia da jovem e sua felicidade nas pequenas coisas. Vivian também percebe a melancolia de Edward. E, na sua simplicidade de encarar as coisas, Edward vê questões muito pertinentes sobre o que ele está fazendo com a própria vida. De repente, ele se vê mudado e tudo o que ele pensava de Vivian começa a se transformar em carinho e admiração. Uma linda mulher me lembra uma versão mais moderna de bonequinha de luxo e ao mesmo tempo, a gata borralheira. Vivian resgata de Edward seu lado romântico e encantador, paralelamente ela se adapta à vida na cidade dos sonhos (Hollywood), se tornando uma verdadeira dama, incapaz de fazer alguém desconfiar que há alguns dias atrás ela era uma garota de programa.
Lição: Edward percebe que a vida é muito mais do que seu ambiente de trabalho, e quando se vê apaixonado por uma mulher tão incrível quanto Vivian, faz de tudo para não perdê-la. Inclusive, uma das melhores cenas do filme é quando ela está arrumando suas coisas para partir e ele a surpreende com um buquê de flores e vence seu medo de altura para "salvar a princesa da torre". Já Vivian aprendeu que sim, a vida nos dá muitas oportunidades de alcançar nossos objetivos, e que as vezes quando tudo parecer que está dando errado, é porque no futuro tudo estará em seu devido lugar, e quando as coisas se encaixarem você vai perceber porque antes não dava certo. O destino é implacável!
Titanic
titanic-http-rose-and-jack-tumblr-com-titanic-32175963-500-641
Clássico dos filmes e de histórias de amor. Quem não ama Titanic? Em 1912 o navio Titanic fazia sua viagem inaugural de Londres para Nova Iorque.
Nele haviam 1500 pessoas de diferentes padrões de vida, incluindo Jack Dawson, um artista charmoso que teve a sorte (azar) de ganhar uma aposta no jogo de pôquer levando seu amigo italiano Fabrício para conhecer a sonhava América; como também Rosie DeWitt Bukater, uma bela jovem rica e infeliz, que está noiva de um milionário arrogante.
Tendo como pano de fundo a viagem e o amor do casal protagonista, o filme mostra a gritante diferença das classes sociais. A burguesia e sua pompa, com seus salões de baile e chá, enquanto que do outro lado do mundo vemos os locais mais simples e visivelmente mais pobres, como nos quartos e corredores apertados, e pessoas com trajes inferiores. No entanto, engana-se quem pensa que só os ricos eram felizes. Pelo contrário, assim como a história de Rosie quantas outras dela não haviam só naquele navio? Percebemos a diferença na maneira de encarar a vida quando comparamos a mocinha com Jack, e até esquecemos de toda dura realidade quando por exemplo, vemos a cena da festa animada na parte inferior do navio, com muita bebida, dança e animação. Tenho muitas cenas favoritas desse filme... Quando Jack e Fabrício correm para frente do navio comemorar, o incidente quase trágico que fizeram Rosie e Jack se conhecerem, a surpresa que Jack faz para Rosie quando ambos abrem os braços na balaustrada do navio, o primeiro beijo, a fuga deles para não serem pegos por Cal e seu comparsa Spicer, a clássica da pintura de Rosie feita por Jack... Mas sem duvidas a que mais me emociona é a despedida do casal protagonista (ainda não me conformei com aquela porta não servir para os dois).
Lição: Rosie não amava Cal e somente estava noiva por ordem da mãe para não ficarem pobres. Ela que nunca tinha tido contato com pessoas mais simples se encantou com a simplicidade e charme de Jack, um rapaz que não tinha nada para oferecê-la, a não ser suas obras de arte pessoais e seu imenso amor. Talvez o sucesso de Titanic seja exatamente por isso, ele nos mostra que mesmo com todas as diferenças e dificuldades, é possível ser feliz nas coisas mais simples. Basta apenas ser verdadeiro é eterno enquanto dure.
A Culpa É Das Estrelas
1010615_630441490356863_1483235964_n
O filme fala sobre o câncer e nos mostra diferentes maneiras de como pessoas com a mesma doença a encaram e vivem a vida. De um lado temos a adolescente Hazel Grace Lancaster, uma menina que vive usando uma droga experimental. Ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters, um rapaz charmoso, carismático e que tem como medo não ser lembrado após sua morte. Apesar de ser um filme dramático acompanhamos uma história de amor digna de contos de fadas. Quem não gostaria de ter um Augustus Waters ao seu lado? Ele faz de tudo para vê-la feliz, e não desiste dela, de jeito nenhum. Acho que é o sonho de toda garota, não é?
Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro. Como não amar a viagem dos dois para Amsterdã? O frio na barriga de Augustus pela sua primeira viagem de avião e a cena do jantar romântico que parecem estar num universo estrelado? É um filme maravilhoso e com certeza digno do sucesso que tem.
Lição: depois que vemos esse filme ficamos refletindo sobre como reclamamos sem razão. Temos tudo: uma família incrível, amigos, saúde impecável. E ainda queremos mais! E o pior, se não conseguimos o que almejamos, nos chateamos com isso. E um paciente que tem uma doença tão grave, como Hazel, Augustus (e seu amigo Isaac) não reclama de nada e até aceita quando descobre que um de seus sonhos não vai se realizar.
Simplesmente Acontece
tumblr_o3kthpouqg1uzwccso1_1280
Alex e Rosie são jovens que moram na Inglaterra e são melhores amigos de infância inseparáveis, com uma paixão encoberta. Tudo começa a mudar quando eles vão no baile de formatura. Rosie vai com um colega da escola, Greg, e Alex vai com Bethany. A partir daí, o filme mostra como a vida dos dois toma rumos totalmente diferentes.
Planejavam ir pra faculdade. Alex estudaria medicina em Harvard e Rosie iria para Boston. Mas depois da festa, Rosie acaba engravidando de Greg e seus sonhos de se mudar para os Estados Unidos, morar com Alex e estudar na melhor faculdade de administração hoteleira desabam.
Tudo parece contribuir para que os dois não fiquem juntos e revelem o que realmente sentem um pelo outro. Gravidez, casamentos, bolsa em Harvard, bolsa na universidade de Boston, traição, separação... tudo.
"Éramos inseparáveis. Constantemente sendo separados." Porém, nada como um dia após o outro. Como eu já tinha mencionado nas resenhas dos outros filmes, tem coisa que parece destino. E o de Alex e Rosie não eram de ficar juntos enquanto jovens. Tudo contribuiu para que os caminhos deles não se cruzassem, mas o sentimento que ambos sentiam um pelo outro foi capaz de superar todas as reviravoltas da vida e o tempo. Rosie finalmente consegue abrir seu hotel e seu primeiro hóspede é nada mais nada menos que Alex Stewart, seu melhor amigo e grande amor.
Lição: Esse filme não fala apenas sobre amizade verdadeira e duradoura. Mostra que cometemos erros, mas que não devemos desperdiçar o tempo com bobagens, devemos aproveitar, sobretudo, não desistir dos nossos sonhos. Rosie mesmo tendo recentemente tido um bebê, desempregada, e sem apoio nunca desistiu de realizar seu maior sonho, que era ter seu próprio hotel. E Alex que se realizou ao se tornar médico na universidade que tanto almejava, e ainda, mesmo que anos depois, tem conquista concretizada: viver ao lado da mulher amada.
ABC Do Amor
tumblr_llq3qv8s0p1qew3rdo1_500
Gabe é um menino de dez anos, que mora em Manhattan, tem vários amigos e uma rotina completamente normal. Quando decide praticar caratê tem sua vida completamente mudada. Acaba apaixonando-se por Rosemary, uma menina de onze anos que estudou com ele durante o jardim-de-infância, mas que devido as adversidades da vida acabaram se distanciando. Mas, que o destino (outra vez) junta-os novamente. A partir daí tudo acontece, os dilemas da primeira paixão, a dúvida sobre o primeiro beijo, a complicada relação com os pais separados... Tudo visto da maneira de Gabe, quem é o narrador da história.
Lição: bem estilo "meu primeiro amor" essa apaixonante comédia romântica young nos faz lembrar das primeiras dúvidas sobre o universo amoroso. As primeiras paixões, o primeiro beijo, as primeiras crises de ciúme, a primeira dor de amor... todas as primeiras experiências. Também nos faz pensar em como encaramos alguns momentos difíceis, como a separação. O amor, como descrito por Gabe, é cheio de dias e vindas, e mesmo com todos os defeitos, eterno ou não, nos faz sentirmos únicos, recheando nossa memória de lembranças incríveis.
Alice No País Das Maravilhas
large
Aos dezenove anos e após a morte de seu pai Alice se vê obrigada a se casar. Ela vai com a mãe numa festa da nobreza de Oxford, onde o filho dos ricos anfitriões pede sua mão. Com todos esperando que ela aceite e a menina louca para sair dali e perseguir um coelho vestido que viu correndo, ela pede licença com a desculpa que se retirou para pensar, e então vai atrás do coelho apressado. O que ela nem imaginava era que ao cair na toca do tal coelho, se depararia com um mundo mágico. Vê novamente o país das maravilhas, como tinha visto mais nova, porém este dominado pela tirana rainha de copas. Os animais com medo planejam revolta junto a rainha branca – rival e irmã da rainha vermelha -. Alice disfarçada e em tamanho gigante se infiltra no castelo da rainha má e se aproxima dela com a ajuda do chapeleiro maluco. Lá ela deve pegar uma espada sob os domínios da rainha e se juntar aos rebeldes para matar a fera da tirana, salvando a todos do país das maravilhas.
Lição: antes de Alice reviver todas essas aventuras, ela tinha uma importante decisão a tomar. Se aceitaria ou não casar com o filho de um casal rico. Só que seu desejo naquele momento passava bem longe de casar e formar uma família. Alice não queria ter uma pacata vida de dama burguesa correta da sociedade. E bastou ter enfrentado a batalha contra a rainha de copas para ver que ela pode tomar suas próprias decisões e é forte o suficiente para isso. Ela precisava enxergar e por para fora a coragem que estava escondida dentro dela. Um outro ponto alto da história é a cena da conversa dela com o chapeleiro. Como o próprio é chamado de "maluco" se pergunta ao mesmo tempo para Alice se é louco, e recebe a melhor resposta, fazendo a gente refletir sobre como pessoas julgadas erroneamente pelos outros são incríveis e especiais. "Você ficou completamente maluco, mas vou te contar um segredo: todas as melhores pessoas também são."
Harry Potter
tumblr_locf9dtb781qh09k9o1_500
Nem preciso falar o quanto amo essa saga né? Sim, sou uma Potterhead com muito orgulho! J.K Rowlling criou uma das melhores histórias de todos os tempos, conquistando crianças, jovens e adultos. (Alguém por favor me leva pro parque de Harry Potter na Universal???)
Tudo começa mostrando a história do menino de onze anos que sobreviveu. Harry Potter é órfão de pai e mãe, e mora com sua tia Petúnia, seu tio Válter e seu primo Dudley. Todos escondem dele a verdade sobre seus pais e tratam o garoto com desprezo, chegando a deixá-lo dormir em um quartinho embaixo da escada. Harry começa a receber misteriosas cartas para estudar na escola de magia de Hogwarts (sempre esperei por esta carta que nunca chegou). Para evitar a correspondência, seus tios chegam a mudar de casa que de nada adiantou pois Hagrid, guardião das chaves e do território de Hogwarts, o encontra em seu oitavo aniversário e lhe conta toda a verdade escondida. O garoto decide seguir o gigante homem de barba para a escola e viver finalmente a sua vida. A história segue nos 7 livros e filmes adaptados, e cada um consegue nos prender atenção para saber o que irá acontecer e quando será a sonhada batalha com Lord Valdemort, o inimigo número um de Harry. No começo do ano letivo, os alunos da escola precisam passar pelo chapéu seletor para descobrir qual casa irá os acompanhar durante sua vida escolar. Há 4 casas: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-lufa. Cada uma delas possui uma característica diferente. Harry conhece seus melhores amigos no trem que está indo para Hogwarts, Ronald Wesley e Hermione Granger. Ambos ficam na mesma casa, Grifinória (minha casa). Lá eles vivenciam muitas aventuras e mistérios a serem desvendados conforme passam os anos. Draco Malfoy, o aluno de Sonserina é um menino mimado, ambicioso e que passa a detestar Harry Potter e seus melhores amigos. No entanto, Harry nem imagina que seu pior pesadelo não se trata de Draco, e sim daquele que não-se-deve-nomear, o causador da morte de seus pais e de todas as coisas ruins que acontecerão no decorrer da história. No primeiro eles desvendam o mistério da Pedra Filosofal, que tem o poder da vida eterna. O segundo fala sobre a câmara secreta e do mistério deste lugar que esconde Tom Riddle, ninguém menos que Valdemort. O terceiro fala sobre o prisioneiro de Azkaban, que se trata do tio de Harry, Sirius Black. O quarto (e um dos meu favoritos) é uma mudança radical. Em O cálice de fogo Harry já é adolescente e passa pela fase das descobertas. Ele se apaixona pela primeira vez e vive uma incrível aventura ao participar misteriosamente do torneio tribuxo, onde Hogwarts recebe duas outras escolas de magia e bruxaria de outros países. Em A ordem da Fênix, Harry e seus amigos da Grifinória (com Luna também) se juntam e formam a Armada de Dumbledore para enfrentar o mal presente na escola. No sexto, O enigma do príncipe é revelado algumas coisas sobre Severus Snape e que ele é o príncipe mestiço. O último se divide em dois filmes.
As relíquias da morte na primeira parte desvenda o mistério das relíquias e na última parte a batalha final. Com algumas perdas irreparáveis porém com o mal finalmente derrotado Harry termina sua incrível história sob lágrimas e aplausos de seus fãs.
lição do filme está em tantas coisas que se eu falasse tudo teria que fazer vários posts. Amizade, amor, perdas, recomeço, descobertas, família, arrependimento, e o bem vencendo no final. Uma saga que não tem como criticar.
O Diabo Veste Prada
diabo-veste-prada

You Might Also Like

0 comentários

POSTS RECENTES