25 de dezembro: dia mundial da empatia

12/25/2016 06:51:00 PM



Chegou o Natal. 25 de dezembro é o dia que nos faz refletir. Sobre tudo o que aconteceu durante o ano, como passou tão rápido e que falta apenas uma semana para chegar dia 01 de janeiro. Ficamos mais vulneráveis, melancólicos e nostálgicos... lembramos dos natais passados, de como era gostoso ser criança e esperar a chegada do papai Noel.
Dezembro é meu segundo mês favorito (abril vem primeiro por motivos óbvios - hello niver, tá chegando... - e também por eu gostar mesmo desse mês). Me lembro de como ficava ansiosa para chegar o Natal. Eu sentia uma sensação boa, uma paz maravilhosa e uma maneira de olhar as coisas de um jeito diferente. Parece que essa época, por ser reflexiva faz a gente pensar mais na vida, nas pessoas, na natureza... em tudo o que Deus criou com tanto amor. É um dia que transmite amor e nos dá esperança para acreditar que o mundo pode melhorar, que as coisas vão mudar e as pessoas finalmente vão entender o significado dessa data tão especial. Parece que o Natal tem uma magia capaz de unir as pessoas, até mesmo aquelas que estão distantes. É o dia que aprendemos a compartilhar e agradecer à Deus pelas graças alcançadas no ano. Pararmos para apreciar as maiores belezas desse dia: as companhias, as grandes atitudes e a empatia.

Vou explicar porque a empatia se faz tão presente no Natal. Quem está ao seu lado, ou na cozinha ajudando a preparar a ceia, gritando pela casa, dando risada? Estas pessoas te querem por perto e estão felizes porque você existe e está ali, compartilhando a vivência de um dia tão importante com eles.
Nossa família e nossos amigos que são essenciais em nossa vida. Essas pessoas são as mais importantes! Então é muito gostoso saber que a gente tem o Natal, para poder juntar todas as pessoas que fazem parte da nossa história e a cada ano viver um Natal cheio de amor e alegria, bem como podemos ser gratos por estas pessoas e pelo significado delas em nosso dia a dia.

Mas pera. Você não falou da empatia? Sim. E vou dizer onde ela entra.

Você está feliz por estar rodeada por pessoas incríveis. Mas infelizmente tem gente que não pode estar. E, às vezes, você pode ajudar a tornar a experiência de alguém mais leve e feliz. Aquela mensagem bem sincera e amorosa, já enviou? Mas não essas que a gente encontra facilmente dando um Google. Uma mensagem verdadeira de feliz natal, que venha da sua mente. Palavras que você sabe que pode e quer tanto dizer, mesmo não tendo tanta facilidade pra escrever. A vibração de amor e boas energias, o presentinho DIY (feito por você mesma) com muito carinho, o convite para que um amigo passe as festas com a sua família… Todas estas atitudes são simples e fazem a diferença. Vez ou outra, podem até complicar um tantinho a sua vida: “mas não tenho milhares de coisas pra fazer, não tenho tempo pra fazer ou comprar uma lembrança” ou “será que cabe mais um na ceia lá de casa?”. Nessas horas, a gente coloca as coisas em perspectiva, conversa com a família, vê o que é possível fazer e se coloca no lugar do outro. Aí está o verdadeiro significado da palavra empatia.

O significado do Natal é a celebração do nascimento de Jesus. E quais foram seus ensinamentos? Amar o próximo, honrar os pais, fazer o bem... Praticar todas as coisas boas. E é exatamente assim que devemos viver, não apenas no dia 25 de dezembro, mas durante todos os dias do ano.
Lembre-se de ser feliz no Natal, mas, mais do que isso, lembre-se de ser um semeador da felicidade. Espalhe alegrias por aí! Tenho certeza de que, além de se sentir bem, todas as boas ações voltam para nós.
Feliz dia do amor ao próximo!

You Might Also Like

0 comentários

POSTS RECENTES